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[Sugestão] Abrir as escolas à diversidade

em Seg Out 15, 2018 11:15 pm
A defesa de uma escola para todos e muito particularmente o conceito de  Educação
para Todos não implica, automaticamente, inclusão. O princípio
fundamental da primeira é o de que todas as crianças deveriam ter oportunidade de aprender;
o princípio que norteia a segunda é o de que todas as crianças deveriam ter oportunidade de
aprender juntas, o que pode não acontecer se forem excluídas. Tanto uma como a outra
preconizam o acesso à educação contudo, a inclusão deseja consegui-lo sem que haja
discriminação ou exclusão para qualquer indivíduo ou grupo dentro ou fora do sistema
educativo.
Assim a inclusão exige que se adopte uma visão alargada da Educação para Todos
que abranja o espectro de necessidades , incluindo os que são vulneráveis à marginalização e à exclusão
não se trata da presença física das crianças na
escola, mas do sentimento de pertença à mesma e ao grupo. O aluno deve sentir que pertence
àquele lugar e a organização escolar deve sentir-se responsável por ele. À escola da
diversidade é pedido que promova a socialização, na conjugação das diferenças, quer estas
decorram da origem étnica ou cultural ou de handicaps específicos. Distinguimos, neste
último caso, as populações em situação de risco ambiental onde consideramos os alunos com
ritmos diferentes de desenvolvimento e aprendizagem, problemas de comportamento, e/ou
em situação de perigo e risco, como é o caso das crianças vítimas de abandono, maus tratos,
situações económicas desfavoráveis (caso dos círculos de pobreza instalada e geracional),
e/ou oriundas de famílias multidesafiadas e/ou com problemáticas específicas (desemprego,
modos de vida marginais). Consideramos ainda as populações em situação de risco
biológico, ou com necessidades educativas especiais, com incapacidades de natureza diversa
(intelectual, e/ou motora, e/ou sensorial, e/ou emocional) e problemas associados de
desenvolvimento, que requerem especificidades curriculares e pedagogias diferenciadas
. Identificamos assim na escola diferenças resultantes de aspetos de natureza
económica, social e cultural, bem como incapacidades de foro individual.
FONTE: UNESCO 2005
ATT
MINISTRO
Henrique-Marot
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