Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
elias2116
elias2116
Juiz Federal
Juiz Federal
Cargo: : Juiz Federal
Mensagens : 59
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/12/2019

Em Andamento [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Qui Jan 02, 2020 8:21 pm
Proposta de Emenda à Constituição Nº 001/2020
Do Sr. Deputado Elias2116/PSD/RJ.


A emenda altera o Artigo 51 da Constituição do CNRPG.


A Mesa da Câmara dos Deputados do Habbo, nos
termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte
emenda ao texto constitucional:

Art. 1º O art. 51 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:



Art. 51º Compete privativamente à Câmara dos Deputados:


I - autorizar, por dois terços dos votos, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;


II - (REVOGADO)


III - elaborar seu regimento interno;


IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;


V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.


VI - Emitir, por dois terços dos votos, assegurado o devido processo legal, em dois turnos, voto de Desconfiança contra o Presidente da República, nos termos da lei.




Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data da sua
publicação.


JUSTIFICAÇÃO



A implementação do Voto de Desconfiança será um aprimoramento a nossa democracia. Cria a alternativa ao Parlamento, quando não há politicamente formas de governar, a destituição do Presidente de maneira legal.



Sala das Sessões, 02 de Janeiro de 2020


____________Elias2116____________



:capeelli
:capeelli
Ministro de Estado
Ministro de Estado
Cargo: : Ministro da Economia, Líder de Governo
Mensagens : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/12/2019
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto-SP

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Sáb Jan 04, 2020 4:22 pm
Eu, deputado federal :capeelli, assino esta Proposta de Emenda à Constituição N°. 001/2020 de autoria do deputado federal elias2116.


Brasília, 4 de janeiro de 2020.
VITOR CAPELLI
OViciadoEmJogar
OViciadoEmJogar
Chanceller
Chanceller
Cargo: : Dep. Federa, L. do PCdoB, Chanceller
Mensagens : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/12/2019

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Sáb Jan 04, 2020 4:39 pm
Legal


Última edição por OViciadoEmJogar em Seg Jan 06, 2020 11:08 am, editado 3 vez(es)
nicollas436
nicollas436
Advogado
Advogado
Cargo: : Ministro
Mensagens : 154
Reputação : 4
Data de inscrição : 01/01/2020
Idade : 18
Localização : SP

Em Andamento [PEC]

Sáb Jan 04, 2020 10:00 pm
Eu, deputado federal Nicollas436, assino esta Proposta de Emenda à Constituição N°. 001/2020 de autoria do deputado federal elias2116.


Brasília, 4 de janeiro de 2020.


Nicollas Fernandes
Guga-Miranda
Guga-Miranda
Deputado Federal
Deputado Federal
Cargo: : Deputado
Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/01/2020

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Dom Jan 05, 2020 9:19 pm
Queridos deputad@s, cordiais saudações! 

Com o devido respeito, peço a licença do senhor deputado Elias para divergir sobre a PEC supra, com as seguintes elucidações: 
1º - Tendo em vista que a tentativa de instituir o voto de desconfiança/moção de censura, implica em introduzir no nosso sistema político um ato que é essencialmente presente no sistema de governo parlamentarista, verifica-se que seria muito difícil tentar conciliar os institutos presentes no presidencialismo. O voto de desconfiança, como foi enfatizado no texto da PEC, opera quando não existe mais uma sustentação política para governar. Todavia, como se daria a governabilidade nesse sistema parlamentarista? Simples, o governo teria que formar uma maioria no parlamento para viabilizar suas propostas e conseguir governar, mesmo que pela formação de coalizões que pudessem dar sustentação para seu governo. A diferença que se forma é que no sistema parlamentarista o primeiro ministro e seu governo se "submetem" ao parlamento e quando não é mais possível a formação de uma maioria que o sustente, o governo perde a sua governabilidade, assim como o capital político do primeiro ministro estaria enfraquecido. Já no presidencialismo, mesmo que algumas estruturas se pareçam, o fenômeno é diferente. A nossa Constituição colocou sob a responsabilidade do Congresso Nacional - Câmara e Senado- muitas prerrogativas que também seria possível verificar uma quase espécie de "submissão", entretanto, faz parte do sistema de freios e contrapesos que buscam o equilíbrio dos poderes. Como Chefe do Poder Executivo e, sendo este poder independente dos demais poderes, como se extrai do artigo 2º de nossa Carta Magna, o presidente da república não está submetido ao Congresso Nacional, assim como o Congresso não está submetido ao presidente. Mesmo que o presidente não consiga maioria parlamentar para aprovação de suas propostas, ele não estaria sujeito a um processo de remoção simplesmente pela falta de sustentação do seu governo. De fato, ele teria dificuldades para governar, mas não seria o fim. Uma das prerrogativas do presidente é a emissão de decretos, regulamentos, a execução dos serviços que estiverem sob sua competência através de seus ministérios e outras funções. 
2º - Já existe em nosso Ordenamento Jurídico um instrumento que é capaz, legalmente, de retirar um presidente do seu cargo através do cometimento de crime de responsabilidade. O impeachment, como todos conhecem, tem esse poder. A Constituição e a legislação infra trabalham os crimes de responsabilidade e a devida sanção ao Presidente da República que além de perder o cargo, pode ter seus direitos políticos suspensos. O impeachment somente deve se proceder em caso de crime de responsabilidade. Se compararmos os dois sistemas, o voto de desconfiança é bastante apropriado para o parlamentarismo, assim como o impeachment para o presidencialismo. Para ver a diferença, constata-se que tal instrumento democrático vigente em nosso sistema traz estabilidade para o governo do presidente que, em tese, não perderá seu cargo por motivos políticos. Todavia, se formos introduzir o voto de desconfiança em nosso sistema, pela simples falta de apoio no congresso o presidente poderia perder seu posto, acarretando, assim, instabilidade. 
3º - Tendo em vista que o governo do primeiro ministro de submete ao parlamento e, basicamente, é o parlamento quem forma o governo, evidenciando-se grande dependência entre eles, se fosse estabelecido tal instrumento em nosso sistema, o chefe do poder executivo estaria submetido ao congresso nacional, atentando contra a independência e separação dos poderes, regra constitucional extraída logo no artigo 2º da nossa Constituição. Tal projeto seria inconstitucional por ser contrário a esse dispositivo. É verdade, como já disse, que várias estruturas dão a entender que o governo presidencialista estaria submetido ao congresso, como por exemplo, a submissão do orçamento à analise e aprovação parlamentar. Mas, são estruturas que a nossa Constituição estabeleceu para o equilíbrio desses poderes e não a dependência ou submissão entre eles.  
4º - Sendo assim, me posiciono contrário ao Projeto de Emenda e acredito que o futuro presidente da casa já poderia fazer o prévio controle de constitucionalidade. Com todo o respeito ao deputado Elias, penso que não se pode entrar em uma aventura política sem o respeito pelas nossas instituições. Enfatizo que mesmo com a ausência do tópico das responsabilidade do presidente da república, o artigo art. 238º da Constituição deste RPG diz que: "Em casos de omissão dessa CF, será aplicado para efeitos de simulação artigos da CF da real." Sendo assim, tem-se como válidos os artigos 85 e 86 da nossa Constituição Real e a lei 1.079 para a sustentação de um processo de impeachment baseado nos crimes de responsabilidade e não meramente em situações políticas.
"O preço da liberdade é a eterna vigilância"
Abraços,




Deputado Federal Guga-miranda, paraibano com muito orgulho.


Última edição por Guga-Miranda em Seg Jan 06, 2020 2:29 pm, editado 1 vez(es)
rockleeneji2.0
rockleeneji2.0
Presidência da República
Presidência da República
Cargo: : Deputado Federal
Mensagens : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/12/2019

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Seg Jan 06, 2020 2:18 pm
Eu, deputado federal rockleeneji, assino esta Proposta de Emenda à Constituição N°. 001/2020 de autoria do deputado federal elias2116.


Brasília, 4 de janeiro de 2020.
rockleeneji2.0
Hatcan
Hatcan
Ministro de Estado
Ministro de Estado
Cargo: : » Vice Presidente da Mesa Diretora, Fundador do PRONA & Presidente da UDN »
Mensagens : 27
Reputação : 3
Data de inscrição : 31/12/2019
Localização : Minas Gerais

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Seg Jan 27, 2020 4:21 pm
[PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança 200px-10

Eu, Hatcan, Ministro da Defesa e Segurança Pública e Presidente da União Democrática Nacional (UDN-47) pelo estado de Minas Gerais, faço saber a todos que li e assino favorável à presente PEC.
Rafacezar19
Rafacezar19
Deputado Federal
Deputado Federal
Cargo: : Deputado Federal
Mensagens : 32
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/01/2020
Idade : 19

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Seg Jan 27, 2020 5:26 pm
Eu, Deputado Federal, Vice Líder e Vice Presidente do PSD, Rafacezar19leu o projeto proposto e declaro que sou favorável ao mesmo
Conteúdo patrocinado

Em Andamento Re: [PEC] 001/2020- Institui o Voto de Desconfiança

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos